Um inédito lugar entre os 10 primeiros na prova de fundo dos Campeonatos Mundiais de ciclismo é a meta das selecções portuguesas masculinas de Elites e de Sub-23, este fim-de-semana, em Salzburgo, na Áustria.
"Sérgio Paulinho já fez pódios nos Mundiais, nos Jogos Olímpicos. Nada é impensável. Terminou bem a Volta a Espanha e com uns dias de descanso e as compensações certas para a recuperação pode fazer uma prestação excelente, como já nos habituou", afirmou à agência Lusa o seleccionador português, José Poeira.
Apesar do 16º lugar na "Vuelta", Paulinho, vice-campeão olímpico em Atenas2004, optou por não competir no contra-relógio devido ao desgaste físico dos 21 dias de prova espanhola. O ciclista da Astana, cujo futuro vai passar pela Discovery Channel, obteve uma medalha de bronze no "crono" Sub-23 nos Mundiais de Zolder'2002, na Bélgica.
"O objectivo é um lugar entre os primeiros 10 classificados. Pensamos sempre numa boa prestação porque temos ciclistas de qualidade e que nos dão garantias", continuou Poeira, que destacou ainda Nuno Ribeiro, vencedor da Volta a Portugal de 2003, e o jovem Tiago Machado, campeão português de contra-relógio Sub-23.
Além de Paulinho e Ribeiro, também Bruno Neves, recente vencedor da classificação por pontos na Volta a França do Futuro, integram a representação lusa, completada por Rui Sousa, terceiro classificado em linha dos Nacionais, Nelson Vitorino e José Rodrigues, no escalão de Elites.
"O Tiago Machado é uma mais-valia. No ano passado, faltava-lhe um pouco de experiência, não em termos físicos, mas em termos tácticos, dentro da corrida. Agora pode ter uma actuação diferente", anteviu Poeira.
Nos Sub-23, o seleccionador português escolheu ainda José Mendes, Filipe Cardoso, José Rodrigues e André Cardoso.
Nos Mundiais de Madrid'2005, a prestação dos portugueses foi fraca, com Pedro Soeiro a ser o melhor, nas Elites, em 79º lugar, e Filipe Cardoso, nos Sub-23, no 20º posto, o mesmo escalão no qual obteve um 13º lugar nos Europeus deste ano, na Holanda.
Programa dos portugueses (horas em Lisboa):
Sábado (23 Set): - Corrida de fundo Sub-23 masculinos, 8h00-12h40
Domingo (24 Set): - Corrida de fundo Elites masculinos, 9h30-16h25
Constituição das selecções:
Elite: Sérgio Paulinho (Astaná, Esp), Nuno Ribeiro (LA- Liberty), Bruno Neves (Madeinox-Canelas), Rui Sousa (LA-Liberty), Nelson Vitorino (Duja-Tavira) e José Rodrigues (Carvalhelhos- Boavista)
Sub-23: Tiago Machado (Carvalhelhos-Boavista), José Mendes (Vitória-ASC), António Jesus (LA-Liberty), André Cardoso (Paredes-Rota Móveis) e Filipe Cardoso (LA-Liberty)
Fonte: SIC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário