O ex-director desportivo e o ex-médico da antiga equipa de ciclismo Maia LA-MSS (Manuel Zeferino e Marcos Maynar) foram esta manhã formalmente acusados da co-autoria de 16 crimes relacionados com a administração de substâncias dopantes.
O Ministério Público (MP) analisou cuidadosamente todos os documentos que foram enviados pela Polícia Judiciária (PJ) e decidiu levar os dois ex-elementos da Maia LA-MSS "à barra do tribunal".
Apesar de contactados por vários jornalistas, Zeferino e Maynar não quiseram comentar o caso, dizendo apenas que estão "de consciência limpa" e que o caso "está nas mãos de um grupo de advogados contratados para analisarem os documentos enviados ao MP".
Recorde-se, que a PJ revelou recentemente ter encontrado nos escritórios e nas casas particulares de alguns ex-ciclistas da equipa, substâncias que, segundo vários peritos, só poderiam ser usadas para fins de dpoing, pois "pessoas saudáveis, que fazem desporto de alta competição, não precisam de ser tratadas com essas fortes substâncias".
Segundo os mesmos investigadores científicos, "as substâncias encontradas [Aranesp e o Neorecormon] servem apenas para tratar pessoas que tenham anemias muito graves, causadas por insuficiência renal grave ou por sessões de quimioterapia".
Lance Armestrong, acusado muitas vezes de correr dopado, disse na sua página do Twitter que já tinha utilizado essas substâncias, mas apenas quando estava a ser tratado a um cancro nos testículos, "devido a uma anemia provocada pela quimioterapia e radioterapia".
O ciclista adiantou que "esses medicamentos são apenas usados para os tratamentos referidos, e que ninguém que não sofra de cancro ou de problemas renais, precisa dessas substâncias".
Armstrong disse ainda que as pessoas não podem pensar que "um tipo a fazer quimio ou radioterapia pensa em competir", pois esses tratamentos "são tão dolorosos e cansativos, que uma pessoa fica de rastos e só pensa em se deitar numa cama e descansar bastantes horas seguidas".
Jornalista: João Miguel Pereira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário